TUDO SE RESOLVE EM UM CLICK

As novas tecnologias da educação  são um novo espaço de comunicação entre jovens e adultos

 


 

Fonte: https://pixabay.com/pt/illustrations/educa%c3%a7%c3%a3o-aprendizagem-online-%c3%adcone-5600987/

 

Aposto que você já ouviu ou houve falar diariamente sobre as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), elas têm ganhado cada vez mais destaque principalmente nas rodas de conversa educacionais.  Mas afinal como as TICs surgiram?

As tecnologias da informação e comunicação, TICs como são chamadas estão presentes na educação deste a segunda metade dos anos 70.  A Geração Net termo criado por  Don Tapscoott,   procurava designar pessoas nascidas nesta década que já eram considerados nativos digitais.  Pessoais imersas em um mundo completamente interativo advindo dos avanços tecnológicos.  O impacto desta geração sobre as gerações futuras é inacreditável a facilidade de se comunicar, a propagação e divulgação de conteúdos  moldaram  por assim dizer uma nova visão e forma de vida.

Neste meio tão tecnológico os novos conceitos de ética, moral e civismo também acabaram sendo modificados. A aprendizagem se torna algo colaborativo, norteada por um pensamento grupal, através de uma interação social na qual os ambiente educacionais tornarem-se interativos e autênticos. A inter-relação entre pessoas de um mesmo grupo ou de grupos diferentes passou a ser dar através de exibições, simulações, jogos, compartilhamento de opiniões, feedbacks, uma atitude completamente modernista.  Estas mudanças impactaram acertivamente na concepção de mundo por parte de alguns indivíduos .

Por conseguinte foi através destas mudanças que se buscavam a cada dia uma EDUCAÇÃO MULTICULTURAL, segundo Driscoll e Barneveld, (2015, pág. 3):

“(...) a educação multicultural tem como objetivo desenvolver o multiculturalismo e a inserção definitiva no sistema educacional que respeite a igualdade e direitos civis entre as pessoas.”

 Buscando integrar-se a cada dia com a minoria, respeitando as diferenças e modificando as instituições acadêmicas afim de combater os preconceitos e as más condições educacionais, através de uma visão construtuvista.  Pautando-se no respeito da inclusão e oferecimento de uma educação de qualidade que respeitasse o tempo e as formas de construção do conhecimento particular a cada individuo ,que as TICs nasceram  buscando aprimorar o uso da tecnologia e as suas aplicabilidades no ambiente educacional,  favorecer uma vivência de experiências e criar uma fusão entre o ensino presencial, as modalidade híbridas e on-lines de conhecimento que respeitem a dinâmica do ser, por trás da tela do computador que se torna o principal agente transformador do conhecimento.

Criando seu tempo e tendo disciplina no processo de ensino-aprendiagem em um ambiente pré-definido pautado em objetivos claros e sucintos  que não interpelem o processo educacional e sim acrescente a ele. Enquanto educadores sabemos que a educação é um processo colaborativo em constante adaptação, fruto de inter-relações e humanização que se introduz em um vocábulo de múltiplos significados. Segundo Paulo Freire (1983, p.79) “(...) ninguém educa ninguém, como tão pouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”, a reciprocidade entre pessoas, a colaboração e a elaboração da própria crítica são pilares fundamentais na educação. Sendo assim, visando à colaboração, interação e gerenciamento de conteúdo as tecnologias móveis são oferecidas   como artefatos digitais que agregam significado ao ensino.

A imersão da grande parcela dos estudantes nos meios tecnológicos e a própria necessidade advindas do momento em que vivemos possibilitaram a mudança de ensino aprendizagem dessa vez  mais aberta para questões técnicas e logísticas. Sabemos ainda da grande dificuldade de muitos alunos de permanecerem e utilizarem tais requisitos que ainda requer de muitos uma boa aparelhagem disponível como: computador, internet, impressoras, sinal wifi e a própria prática e manejo das ferramentas mas, mesmo assim podemos perceber que está mudança torna-se inevitável a cada dia.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

Lawrence, A.T. (2010) Encyclopedia of Information Technology Curriculum Integration. IGI Publishing.

Driscoll, Margaret, Barneveld van Angela (2015). Applying Learning Theory to Mobile Learning.

Freire, Paulo. (1983) Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FREIRE, Paulo.( 2006)  Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 34 ed. São Paulo: Paz e Terra.

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